Períodos de interferência de plantas daninhas em cana-de-açúcar no sistema de mudas pré-brotadas (MPB)

Ana Ligia Giraldeli, André Felipe Moreira Silva, Ana Carolina Viviani Pagenotto, Giovani Apolari Ghirardello, Lucas da Silva Araújo, Ricardo Victoria Filho

Resumo


As plantas daninhas competem com as plantas cultivadas por água, luz e nutrientes. Dependendo da espécie essa interferência pode ser maior ou menor. Em cana-de-açúcar, o plantio com mudas pré-brotadas (MPB) pode significar uma alteração nos períodos de interferência. Assim, objetivou-se com este estudo determinar o Período Anterior à Interferência (PAI), o Período Crítico de Prevenção à Interferência (PCPI) e o Período Total de Prevenção à Interferência (PTPI), em cana-de-açúcar no sistema de plantio com MPB. O trabalho foi realizado em campo, em delineamento de blocos ao acaso, com 14 tratamentos e três repetições. Os tratamentos corresponderam a sete períodos de convivência e sete períodos de controle das plantas daninhas: 0 - 30, 0 - 60, 0 - 90, 0 - 120, 0 - 150, 0 - 180 e 0 - 240 dias após o plantio (DAP). O controle das plantas daninhas foi realizado mediante capina manual. A cultivar utilizada foi a IACSP95-5000. As principais plantas daninhas presentes na área foram: Cyperus rotundus L., Alternanthera tenella Colla., Digitaria ciliaris (Retz.) Koeler e Portulaca oleraceae L. Os períodos de interferência foram determinados por regressão não linear. Aos 240 dias após o plantio foram avaliadas a altura, diâmetro e número de perfilhos de cinco plantas ao acaso, além de peso de dez colmos e produtividade. Os resultados evidenciaram um PAI de 26 dias, PCPI de 26 - 68 dias e PTPI de 68 dias. Houve redução de 8,22% na produtividade da cana-de-açúcar por dia de convivência e um incremento de 11,37% por dia de controle das plantas daninhas, adotando-se uma perda de 5% na produtividade.


Palavras-chave


competição, Cyperus rotundus, período anterior à interferência, período crítico de prevenção à interferência, período total de prevenção à interferência.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.