Toxicidade do óleo essencial de Raulinoreitzia crenulata (Asteraceae) e seu constituinte majoritário contra Aphis forbesi (Hemiptera: Aphididae)

Letícia Tamara Maleski, Michele Trombin de Souza, Mirele Trombin de Souza, Lucas Kussek Aguiar, Bruna Caroline Durau, Maria Aparecida Cassilha Zawadneak

Resumo


O pulgão-da-raiz, Aphis forbesi Weed (Hemiptera: Aphididae), é um inseto-praga do morangueiro, associado aos danos direto, devido ao seu habito alimentar de succionar a seiva, e, indireto, ao ser transmissor de viroses. Para o seu manejo o uso de plantas inseticidas pode ser uma alternativa promissora. Nessa perspectiva, objetivou-se avaliar a toxicidade do óleo essencial de Raulinoreitzia crenulata (Asteraceae) e de seu constituinte majoritário contra as ninfas de A. forbesi. O óleo essencial foi extraído por meio de hidrodestilação e em seguida foram realizadas diluições nas concentrações de 25, 50, 75, 100 e 200 µLmL-1. Alíquotas (1 mL) do óleo essencial de R. crenulata foram pulverizadas sobre folíolos de morangueiro ‘Albion’, acondicionados em frascos com água para manter turgidez. O bioensaio foi acompanhado por dois controles negativos, constituído de água e Tween® 80 (0,05%) e por um positivo, contendo o inseticida botânico a base de azadiractina Azamax® (300 mLL-1). A partir da análise feita por CG/MS e CG/DIC, os compostos químicos obtidos do óleo essencial de R. crenulata foram limoneno (39,0%) e δ – cadineno (8,0%). O composto majoritário, limoneno, foi testado contra A. forbesi na maior concentração supracitada para R. crenulata. Após 96 horas da aplicação do óleo essencial, a mortalidade apresentou entre 60-94%, nas concentrações de 25 a 200 µLmL-1. O efeito do óleo essencial foi condizente à taxa de mortalidade obtida para o inseticida comercial (92%), indicando a eficácia de R. crenulata. Para o limoneno foi constatada a letalidade de 96% dos afídeos. Esse é o primeiro relato da atividade inseticida de óleo essencial de R. crenulata e do limoneno contra A. forbesi.

Palavras-chave


plantas inseticidas, morangueiro, afídeos, pulgão-da-raiz, limoneno.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.