Seletividade dos óleos essenciais de Eucalyptus sp. em estágios imaturos de Trichogramma pretiosum (Hymenoptera: Trichogrammatidae)

Renata Ferreira Bandeira, Mireli Trombin de Souza, Michele Trombin de Souza, Tamara Akemi Takahashi, Letícia Tamara Maleski, Maria Aparecida Cassilha Zawadneak

Resumo


A seletividade dos óleos essenciais (OEs) aos parasitoides é um ponto importante no manejo de pragas. Contudo, tal seletividade dos OEs depende do desenvolvimento biológico dos insetos. Assim, objetivamos avaliar os efeitos dos OEs de quatro espécies de Eucalyptus sp. (E. citriodora, E. globulus, E. radiata e E. staigeriana) sobre os estágios imaturos de Trichogramma pretiosum Riley (Hymenoptera: Trichogrammatidae). Ovos de Anagasta kuehniella Zeller (Lepidoptera: Pyralidae) colados em cartolina azul (0,5 × 1,0 cm) foram inseridos em tubos de vidro (2,0 × 7,0 cm) e oferecidos à fêmeas acasaladas de T. pretiosum por 24 h. Após o parasitismo, as fêmeas foram retiradas e os ovos tratados por imersão dos cartões nas soluções dos OEs (0,2; 0,4; 0,6; 0,8; 1,0; 1,5; e 2,0%), acetona ou água (controles) por cinco segundos ao atingirem os estágios ovo-larva (idade de 0-24 h), pré-pupa (72-96 h) e pupa (168-192 h). Os tubos foram mantidos em câmara climatizada (25 ± 2ºC; UR 70 ± 10%; fotofase 14 h). O experimento foi conduzido em DIC, com 84 tratamentos (OEs × concentrações × estágios) e cinco repetições, sendo cada repetição representada por um tubo contendo 20 ovos de A. kuehniella com uma fêmea de T. pretiosum, totalizando 100 ovos por tratamento. Verificou-se que E. globulus não afetou negativamente a emergência de T. pretiosum (classe I: < 30%), sendo similar aos controles. Esse baixo impacto também foi constatado em 2,0% do OE de E. citriodora que teve reduções de 20,3; 24,6; e 12,4% nos estágios de ovo-larva, pré-pupa, e pupa, respectivamente. Para E. radiata e E. staigeriana a emergência dos parasitoides foi reduzida em todos os estágios de desenvolvimento (classe II: 30-79%). A duração do ciclo biológico de T. pretiosum (11,3 ± 0,98 dias), bem como a razão sexual (0,50 ± 0,04) foi semelhante entre os tratamentos. Nas condições testadas, os OEs de E. globulus e E. citriodora são seletivos a T. pretiosum e podem ser incluídos nos programas de manejo integrado de pragas com este parasitoide.


Palavras-chave


Trichogrammatidae, Anagasta kuehniella, Eucalyptus citriodora, Eucalyptus globulus.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.