Avaliação de diferentes concentrações de Metarhizium anisopliae e óleo essencial de nim no controle de Tenebrio molitor (Coleoptera: Tenebrionidae)

Rafhael Gomes de Souza, Lizandra Maria Maciel Siqueira, Evellyn Garcia Brito, Alex Felix Dias, Ana Paula Magno Amaral, Telma Fátima Vieira Batista

Resumo


O uso indiscriminado de agrotóxicos prejudica a fauna benéfica, aumenta os problemas ambientais e a resistência de insetos-praga. Desta forma, buscam-se alternativas viáveis que são menos tóxicas ao meio ambiente, como extratos de plantas e fungos entomopatogênicos. Portanto, objetivou-se verificar a eficácia de controles alternativos de Tenebrio molitor Linnaeus (Coleoptera: Tenebrionidae), usando óleo de nim (Azadirachta indica) e fungo entomopatogênico Metarhizium anisopliae em diferentes concentrações. Os ensaios foram conduzidos no Laboratório de Proteção de Plantas da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA, utilizando-se câmara BOD para manutenção da temperatura. O experimento foi separado em 4 tratamentos e 4 repetições, sendo T1 = água destilada, T2 = 25% óleo de nim + 75% M. anisopliae (1x108 conídios mL-1), T3 = 50% óleo + 50% M. anisopliae e T4 = 75% óleo + 25% M. anisopliae. Pedaços de chuchu foram colocados nas placas de petri para conservação da umidade e alimentação das larvas, trocados a cada 2 dias. Após a inoculação de contato dos tratamentos através de papéis filtros imersos em cada concentração, as larvas foram agrupadas em 10 indivíduos e acondicionadas nas placas, mantidos na BOD com temperatura de 26±2 °C e UR de 70±10%. As observações foram feitas diariamente por 10 dias, sendo registrado o número de insetos mortos e infectados por M. anisopliae. A análise dos dados de mortalidade foi feita no Excel, ao qual obteve-se T1 = 27,5% de mortalidade, T2 = 90% de mortalidade, T3 = 80% de mortalidade e T4 = 97,5% de mortalidade. Conclui-se que a integração entre óleo essencial e fungos entomopatogênicos, neste caso M. anisopliae, possui resultados satisfatórios, principalmente em T4 que alcançou maior número de indivíduos mortos.


Palavras-chave


mortalidade, fungos entomopatogênicos, inseticida botânico.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.